Translate

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Hospital de la Santa Creu y Sant Pau, um maravilhoso patrimônio catalão pouco divulgado para os turistas




Quem vai a Barcelona procura visitar grandes pontos turísticos dentre eles os que se referem ao artista modernista Antoni Gaudi. 

Realmente ele espalhou pela cidade construções fantásticas e diferenciadas como Casa Batlló, Casa Milà, Casa Vicens, Parque e Palácio Guell.








Porém poucos visitantes sabem que, onde em 1401 foi fundado um hospital para combater a peste e subsequente crise demográfica, deu espaço a uma grande construção modernista, uma verdadeiro complexo hospitalar projetado por  Liuís Domènech Montaner que vale  a pena ser conhecido, divulgado e visitado, o Hospital de Santa Creu y Sant Paul.










Foi contruído entre 1902 e 1930 em duas fases: a primeira pelo próprio Domenech entre 1902 e 1913, é composto por treze edifícios modernistas; o segundo foi feito por seu filho Pere Domenech i Roura a partir de 1920 e é composto por seis edifícios de modernismo moderado e outros posteriores.


O arquiteto Lluís Domenech tinha vários artistas que colaboraram com ele no projeto. Os principais foram Pablo gargalho e Eusebio Arnau, que fez numerosas esculturas juntos, Francesc Labarta, que desenhou as pinturas e mosaicos, e Josep Perpignam, que assumiu o comando de elementos de ferro forjado.









Esta magnífica obra localiza-se muito perto da Sagrada Família e apesar de, alguns pavilhões  funcionarem como hospital, há uma parte do complexo reservada a visitação e exposição. 









Existem as visitas guiadas e pagas, porém no primeiro domingo de cada mês a visita é gratuita.

Se estiver na Sagrada Família, não deixe de caminhar pela agradável Calle Gaudi e visitar o Hospital de la Santa Creu y Sant Pau, caminhar entre os prédios e jardins bem cuidados , pelos pavilhões e pelos túneis subterrâneos que interligam os vários prédios do complexo.

Tenho certeza que não vai se arrepender!





Nenhum comentário:

Postar um comentário